Sem título, acrílica s/ tela, 60 x 100 cm, 2013.









[R.A.T.] Residencias Artísticas por Intercambio - México DF

Na França conheci a Amitla, minha querida amiga mexicana. Com o grupo Heptagone, que lá formamos, planejamos realizar uma série de exposições. Apenas os trabalhos iriam. Mas para o México eu tinha que ir, essa viagem eu já havia estabelecido como certa. Amitla me apresentou o programa R.A.T. e a possibilidade de realizar uma residência artística na Cidade do México, o que me possibilitaria ficar mais tempo e desenvolver um trabalho artístico. Os quartos oficiais da residência estavam em reformas, assim eu fiquei alojada na casa de uma das coordenadoras do programa, Dana, antropóloga. O outro idealizador da proposta é Sergío, arquiteto, extremamente engajado na causa. A casa de Dana era bastante longe da sede do R.A.T., o que me obrigava a caminhar um tanto e usar o metrô diariamente para fazer esse deslocamento. O aparelho fotográfico estava sempre pendurado no meu pescoço. Sou do interior e quase sempre me esqueço que lugares como São Paulo e Cidade do México não são minha pequena Montenegro. Mas que prazer é andar para se perder numa cidade desconhecida... Na Cidade do México aconteceu algo importante, pois até então eu pintava o cotidiano doméstico, meu olhar direcionou-se para a rua. A Cidade do México reúne uma infinidade de museus. Eu amo visitar museus. Mas o tempo que não estava no atelier, passava geralmente andando pelas ruas. Pegava o metrô e ia pra qualquer lugar observar e sentir. Saí do eu e fui para o outro. Os outros. NósOtros.