Ambiências na Parede


Figura Picassiana subindo a escada, 2011-12.
Acrílica s/ tela, adesivo e madeira. Vistas frotal e lateral.



Observando minha figura, óleo s/ tela recortada e adesivo, 250 x 260 cm, 2010.




Como você tem olhos grandes, óleo s/ tela recortada e adesivo, 2009.


A artista Michele Martines nos apresenta um espaço construído com linhas adesivadas e pinturas recortadas, sobretudo, por meio da ilusão. Na obra Como Você Tem Olhos Grandes, deparamos com uma cena cotidiana protagonizada por figuras cubistas em um ambiente representado de maneira realista. Nele surgem linhas que mesclam pintura e desenho, tinta e adesivo, caracterizando uma obra plena em ambiguidades, que partem do espaço representacional buscando estender-se ao real.
Diário de Santa Maria - 02/10/2010














Michele Martines contrapõe o espaço fragmentado, com vários pontos de vista simultâneos, apresentado na representação de suas figuras, ao espaço da perspectiva renascentista de um só ponto de vista, modo pelo qual representa o cenário onde as figuras se encontram.
Outro aspecto importante concernente às concepções espaciais é a relação entre os espaços representados, tanto o cubista quanto o renascentista, e o espaço real, já que as dimensões totais de cada obra montada variam de acordo com o espaço onde é representada, interferindo diretamente no ambiente. Desse modo, os trabalhos dialogam também com as instalações, uma vez que nunca estão totalmente prontos como um quadro. Somente se completam quando "instalados" no ambiente da exposição.
O desenho linear realizado com adesivos pretos pode ser aumentado ou diminuído conforme o tamanho das paredes em que o trabalho é montado. Quanto maior a parede, maior será o trabalho e vice-versa. O limite é o espaço físico onde é exposto. Assim, nunca um mesmo trabalho será igual quando montado em ambientes diferentes. Além da questão das dimensões, poderá mostrar em maior ou menor quantidade os elementos representados, reduzindo ou ampliando o campo de visão do espectador.
Como podemos observar, a pintura sobre tela recortada é o núcleo compositivo, enquanto o desenho com as linhas adesivas é que permite as retrações ou expansões do campo visual. É ele, portanto, que possibilita as adaptações ao ambiente, fazendo com que o trabalho tenha também seu caráter de instalação.

* Marco de Araújo, Doutor em Artes Visuais pela Universidade Complutense de Madri. Texto publicado no convite da exposição Ambiências na Parede, realizada em 2010 na FUNDARTE, em Montenegro/RS.